Resíduos

Os processos implementados na Multi Triagem tem por objetivo valorizar o maior número possível de resíduos, sendo esse o lema e política de crescimento da empresa, criar valor na área económica da receção, triagem e valorização de resíduos. Só com esta visão estratégica será possível, implementar, progressivamente, novos processos de valorização que permitam atingir outras tipologias de resíduos, contribuindo decisivamente para a proteção do ambiente nesta área de negócio.

Desde que os resíduos entram no Centro de Triagem e Reciclagem passam por diversas fases / operações em função da sua tipologia:

Receção e pesagem

A receção dos resíduos é realizada na Portaria onde o Produtor/ Transportador deve entregar a Guia de Acompanhamento de Resíduos. As cargas de resíduos são pesadas na Báscula existente junto à Portaria. Dependendo do tipo de material, assim são dadas indicações relativas ao local onde os Produtores/ Transportadores se devem dirigir para efetuar as descargas.

Triagem

Cada tipologia de resíduos tem um local específico para ser descarregado, o que por si só já permite uma separação inicial dos resíduos. Posteriormente, em cada plataforma/ pavilhão é efetuada a separação manual ou mecânica de forma a retirar todos os contaminantes que poderão inviabilizar os processos de valorização.

Armazenamento

Os resíduos, depois de triados são armazenados nas próprias plataformas, em caixas de 20 m3 ou em compactadores, até que seja possível reencaminhá-los para unidades licenciadas que procedam à sua reciclagem. Todos aqueles que não tiverem as características que permitam a sua integração nestes processos são encaminhados para deposição em destino final.
Britagem e trituração

Os resíduos, depois de isentos de contaminantes são valorizados através de processos de redução das suas dimensões – britagem e trituração.

Despoluição

Os Veículos em Fim de Vida são despoluídos, operação em que ocorre a remoção de todos os resíduos perigosos.

Desmantelamento

Os Veículos em Fim de Vida são desmantelados, ou seja, são decompostos em peças e componentes.

Prensagem

Os Veículos em Fim de Vida, despois de despoluídos e desmantelados são prensados para serem transportados para destino final adequado.

Depois de realizadas estas operações de gestão, os vários produtos finais originados pelos processos podem ter os seguintes destinos:

  • Inertes reciclados; terra de jardim, estilha de madeira e as peças dos VFV: reutilização
  • Cartão, plástico, metal, carcaças de VFV: unidades de reciclagem
  • Frações não conformes: deposição em destino final